"Aquele que gosta de ser adulado é digno do adulador." (William Shakespeare)

http://leoekarina.blogspot.com
Se você é uma pessoa que adora receber elogios e detesta as críticas, é bom rever um pouco seus conceitos. Tal comportamento dá a entender que só a sua opinião é a verdade absoluta e, portanto, não precisa da avaliação de ninguém. Se assim o é, como poderá então progredir ainda mais se não está aberto às novas situações propostas?

Se a crítica for destrutiva, mas tiver um fundo de verdade, não se detenha à intenção e acate o juízo de valor. Não é porque a pessoa falou com o propósito de te ferir que você não irá tirar proveito da opinião dela. Com isso, você acaba mostrando que ao invés de diminuí-lo, a pessoa acabou contribuindo para o seu crescimento.


A teoria é linda e a prática exige esforço, não é mesmo? Mas, acredite, o tamanho da complexidade de tal atitude é diretamente proporcional a sua evolução pessoal. Como cristãos, somos convidados a encarar toda crítica que nos for dirigida como instrumento de crescimento. Para enfrentar as agressivas, lembremo-nos das cartas dos apóstolos que ensinam a correção mútua para a progressão de todos. Tentar não custa nada.


Guernica - O retrato de uma guerra - Pablo Picasso - 1937


Algumas citações sobre correção cristã

2Tm 4,2
1Tm 6,2
1Cor 4,14

Rm 12,8
Cl 3,16
1Tm 5,20

1Tm 5,1
Rm 15,14
Tt 1,13
Mt 18,15

“Prefiro os que me criticam, porque me corrigem, aos que me elogiam, porque me corrompem.” Santo Agostinho

“O mal de quase todos nós é que preferimos ser arruinados pelo elogio a ser salvos pela crítica.” Norman Vincent Peale









Nenhum comentário:

Postar um comentário