O conhecimento envaidece

http://nagelaoliveira.blogspot.com
Quando chega o tempo em que a sede de Deus já está saciada e achamos que não há mais o que buscar, é preciso que se acenda a luz de alerta. A chegada neste estágio se dá, em geral, com aqueles que têm certo tempo de caminhada cristã. O motivo mais comum é o pensamento de que já tem “maturidade” suprema e que nada mais pode ser acrescentado à sua relação com Deus. A tendência para quem chegou nesse estágio, daí por diante, não é nada boa.

O apóstolo Paulo já havia mencionado, em suas cartas, tais atitudes e fez questão de mostrar que elas em nada são condizentes com a proposta de vida apresentada por Cristo Jesus. “Mas o conhecimento envaidece; é o amor que constrói. Quando alguém julga ter alcançado o saber, é porque ainda não sabe onde está o verdadeiro conhecimento
(1Cor 8,1b-2). Sua menção, na verdade, é uma leitura das palavras já ditas pelo Filho de Deus.

O episódio do envio dos apóstolos, dois a dois, para a missão relata que Jesus fez um pedido especial: não levar nada, além do cajado e das sandálias. A mensagem contida nesse relato é o despojar-se de tudo para servir. Esse tudo inclui nossas vaidades, embora seja difícil. A parábola do fariseu e o
 publicano (Lc 18, 9-14) foi contada para desmontar qualquer ideia de que alguém possa ser superior, mesmo que observando os mandamentos todos (Mt 19, 16-21)
http://tfteenpontealta.blogspot.com


João, o apóstolo do amor, relato incessantemente em suas três cartas qual é o verdadeiro conhecer a Deus. “Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou (1 Jo 2,6)”. Isso significa ter consciência de suas habilidades, mas não deixar que elas te deixem vaidoso. Ou alguém já viu algum relato de que o Senhor foi leviano em suas ações e palavras? Quando achamos, portanto, que já fizemos tudo pelo reino, Deus vem e nos mostra que ainda há muito a ser feito. Ele nos revela que não importa o tempo que você está servindo ou quanto você conhece sobre Bíblia, é preciso estar nascer todos os dias – como propôs Jesus a Nicodemos (Jo 3, 1-8)


Nenhum comentário:

Postar um comentário