Apto e inapto?

http://luzparaseudia.blogspot.com

A frase bastante difundida no meio cristão que diz “o Senhor não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos” tem lá seu sentido, mas não é totalmente verdade – se é que existe meia verdade. Afinal, Jesus escolheu muitos que têm uma “bagagem” que foi imprescindível, inclusive, para a difusão e crescimento da sua Igreja. Quando chamados por Deus, e aí é outro ponto a ser abordado, somos convidados a nos instruímos para melhor servi-lo. Ao menos, foi assim que o Cristo agiu com os apóstolos: chamo-os e foi dando-lhes ensinamento para que pudessem estar preparados quando chegasse a hora (Jo 16, 1-7)

É bom perceber que alguns de nós acabamos adquirindo mais conhecimento, outros mais perseverança, outra ainda fé. O que ocorre é a capacitação na área em que mais você se dedica, não é verdade? (Mt 7,8; Lc 11,10) Aquele, contudo, que fica esperando Deus lhe capacitar vai acabar ficando a vida toda sem lapidar ou, quem sabe, descobrir o seu dom (Mt 25,1-30; At 1,11). Para tanto não é necessário ir muito longe, basta ser dedicado como o apóstolo Pedro era. Isso implica, portanto, em altos e baixos. Afinal, o processo de aprendizagem passa pelo erro.

http://gabikubaski.blogspot.com
Alguns já devem estar se perguntando quanto àqueles capacitados que afirmei no início do diálogo.  O exemplo (e já está virando clichê em minhas explanações) mais claro é Paulo de Tarso. Ele era um fariseu daqueles fervorosos e, como todo bom fariseu, entendia bastante das sagradas escrituras. É bom recordar que sua formação foi com o doutor da lei venerado por todo o povo chamado Gamaliel (At 5,34; 22,3) – àquele que planejou a morte de Jesus com Anás e Caifás. Paulo, vale ressaltar, fez uma “releitura” (interpretando) do Antigo Testamento nas suas cartas.

Não quero, no entanto, descreditar a usual frase. Mas é sempre bom analisarmos aquilo que estamos falando por aí, não é mesmo? É bom lembrar que todos estamos em constante capacitação. A plenitude é um caminho longo e que, acredito eu, só se chega no Reino de Deus (Cl 1,19).






Nenhum comentário:

Postar um comentário