Quando um “amigo” atrapalha seu relacionamento amoroso


Quem nunca teve problemas com seu namorado(a), noivo (a), esposo(a) por conta de uma amizade? Acho que a maioria já passou por essa situação. Muitas vezes, são desentendimentos causados por mal entendidos, outras vezes são por motivos realmente sérios. Seja por um motivo banal ou não, a verdade é que isso pode acabar com seu relacionamento amoroso. Eu disse pode! Essa possibilidade irá se concretizar caso o casal não se resolva e, para isso acontecer, é preciso ter paciência, compreensão e sacrifícios.

Ciúmes, está aí o principal pivô de desentendimentos por conta de um amigo (a). Ele nasce quando não aceitamos os gestos carinhosos com o nosso amigo(a) como abraços, beijos, cartas, mensagens, conversas, ligações, etc. É claro que tais gestos não configuram traição nem, muito menos, um sentimento além de amizade. Mas, o exagero, a intensidade e a assiduidade deles é o que incomoda, normalmente, o nosso (a) companheiro (a). Portanto, é recomendável uma moderação nesses gestos. Afinal, sendo você uma pessoa com um compromisso amoroso deve manter uma postura diferente da de um solteiro. Logo, algumas deverão ser evitadas.

Outra vilã de brigas entre casais é aquela conversa com o amigo (a) que acaba interferindo, sutilmente (indiretas, ou o famoso “comendo pelos cantos”) ou não, no nosso relacionamento. Concordo que um amigo deve nos ajudar e que ele só quer o nosso bem. Entretanto, o casal deve ter sua privacidade em algumas coisas. Além disso, nem tudo que um amigo fala ou recomenda é, de fato, o melhor a ser feito — considere a humanidade dele(a). Especialmente as mulheres, têm o costume de dizer, ou mesmo ditar, quem a sua amiga deve ou não relacionar-se. Se ela gosta do homem, é o certo; se não gosta, “coloca terra”.  Nesses casos,  quando a menina assume o risco de namorar e o garoto fizer algo  de errado, a amiga logo o condena sem, ao menos, saber o que de fato aconteceu.
http://andhespoke.tumblr.com/

Bem, não acredito que isso seja amizade. Um amigo não interfere no seu relacionamento. Ele pode, se você pede a opinião dele sobre o assunto, dizer o que ele acha mas sempre recomendando o seu bem. Se, acaso, esse amigo (a) insiste demais em falar sobre seu relacionamento (seja com conversa ou mandando mensagens com indiretas, ou mesmo vídeos e músicas de crises amorosas), acredite: ESSA PESSOA NÃO É SEU AMIGO (A). É ALGUÉM COM SEGUNDAS INTENÇÕES EM VOCÊ. A primeira recomendação de um verdadeiro amigo quando você passa por dificuldades no seu relacionamento é que você se reconcilie e ajudá-lo a reconciliar-se.

Observe se essa(e) amiga(o) pergunta sobre como está o seu relacionamento, se convida você para sair mas não diz para convidar sua/seu  companheira(ao), insiste dizer que não entende os motivos de você está junto com a pessoa amada. Se essa(e) amiga(o) faz uma dessas coisas ou outras quem nem ouso mencionar (de tão graves que são), então há algum tipo de interesse além da amizade. Aí cabe a você cortar relações com essa pessoa, caso queira realmente manter seu relacionamento.

http://www.diariodecasal.com.br
Uma questão bem complicada que gera conflitos entre os casais é a decisão de manter contato com um amigo(a) que nutre outro sentimento por você. Nesse caso, acho que a melhor decisão é falar apenas o indispensável. Digo isso porque, de uma forma ou de outra, essa pessoa vai interferir no seu relacionamento. Especialmente quando esse sentimento está a mostra, escancarado para qualquer um. Não faz sentido insistir em considerar essa pessoa sua amiga se ela quer mais que isso. Lembre-se que todo relacionamento (interpessoal ou não) só é possível a partir de uma reciprocidade. Se um não quer ser amigo, logo não existe o vínculo de amizade. Pode até existir de sua parte, mas não configura um relacionamento. Essa questão torna-se mais complexa quando a sua/seu companheira(o)  sabe. Então, porque manter algo que só vai atrapalhar seu relacionamento?

Mesmo levantando essa questão da interferência de uma amizade no nosso namoro, noivado ou casamento, nada tem o poder de destruir seu relacionamento se você não o der. O fim só acontecerá caso os dois permitam que aconteça. Para evitar esse e outros problemas, o segredo é sempre diálogo e compreensão. O orgulho sempre nos separa e nos impede de ceder ao outro. Aí entra em jogo o velho um cede de um lado e o outro cede do outro. Só se constrói algumas coisas, abrindo mão de outras. Quando nos relacionamos amorosamente com alguém temos que ter a consciência de que não podemos levar mais aquela vida de solteiros. E, portanto, assumimos alguns riscos e responsabilidades. No mais, ame e viva intensamente sem deixar que as pedras (que serão constantes em todas as etapas da vida a dois) do caminho atrapalhem seu relacionamento.

17 comentários:

  1. ô gean.
    Muito interessante o artigo.
    Foi feliz ao escrevê-lo. Amigo não faz essas coisas, pelo contrário né, ele ajuda, ouve os dois lados, auxilia.
    Eu no meu relacionamento, sentia muito pouco, mas é difícil tanto de saber com de agir.

    ResponderExcluir
  2. Muuuito bom, principalmente a parte do Compromisso e a parte que não podemos levar mais uma vida de solteiro.

    ResponderExcluir
  3. existe um cão de um amigo do meu namorado que eu tô vendo a ahora de levar ela pra lua de mel ...O cara chato!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse texto, me ajudou bastante. Mostrei pra minha namorada e ela adorou também. Estamos passando por essa fase de 'amigos' que opinam demais no nosso relacionamento.

    ResponderExcluir
  5. Estou passando por uma situação semelhante, igual eu diria. Sou casado há um ano e meu companheiro troca muitas mensagens com um colega de trabalho. O excesso têm me deixado bastante irritado e meu ciúme ficando cada vez mais incontrolável. Toda vez que tocamos no assunto, discutimos. Ele não quer se afastar do cara, são super amigos, mas eu sei, eu sinto que o outro está a fim dele, está escancarado. O filho ** **** até me ligou ontem procurando por ele, mesmo Well tendo pedido que maneirassem por está com problemas comigo. Ele ligou pra me afrontar. O que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o meu casamento também acabou por contas de umas amizades obsessivas da minha ex esposa

      Excluir
    2. Eu tbm a msm coisa, como você conseguiu resolver, eu n aquento mas esse amigo

      Excluir
  6. Amigos realmente ajuda, mais os amigos do meu namorado tao atrapalhando.. Alguns abundam mt , mais outros querem só os mal da gente .. E são amigos q não prestam , vamos dizer amigos q usam droga e quer ateapalhar a gnt , chego ate pensar q meu namorado possa estar usando , mais as vezes paro e penso q ele não faria isso.. To sofrendo mt com tudo isso e meu namorado acha q eu sou chata, mais só eu sei o q ta acontecendo , só eu sei o q realmente eles fazem!

    ResponderExcluir
  7. estou passando por um problema parecido.Sou casada a 8 anos e a 2 meses estamos brigando muito por causa de um amigo dele,ele fica chamando meu esposo pra sair a noite com ele dizendo q e pra jogar,ou fica o tempo todo trocando mensagens,isso me irrita muito n sei como agir o q faço me ajudem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opinião, VC deveria chama-lo pra conversar e mostrar que a familia é mais importante que os supostos amigos, criem o hábito de dialogar, renove-se, cuide da sua mente e do seu corpo, se valorize, compre uma lingerie especial, separem um fim de semana especial só pra vcs 2, viajem pra um resorts num final de semana , seja criativa...

      Excluir
  8. Estou passando um super problema com relação a amigos...estou casada a 12 anos, sempre comportou muito bem, era companheiro, saiamos juntos, nunca me negou nada eu também nunca fui de fazer criticas ao que ele fazia, recentemente terminei a faculdade e durante este período de estudo me afastei das pessoas, mas estávamos sempre juntos...ele trancou a faculdade e começou a trabalhar com arte, tive uma gravidez foi ai que ele começou a me humilhar...parou de sair comigo sai apenas com os amigos...perdi o espaço na minha casa eles sempre estão lá e ainda pego ele conversando baixinho como se tivesse de segredinhos....ainda me critica por ter engordado depois da gravides....as vezes ele deixa escapar comentários sobre as namoradas do amigos " A mina de fulano é louca" ,"Fulano é pegador" ou Fulano até que achou uma namorada bonitinha"....É não sei como agir e as vezes acho que ele tá regredindo e querendo viver uma vida de adolescente...não sei realmente como agir me ajudem achou que preciso de concelhos.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite!

    Eu não sei oq eu faço ... Minha melhor amiga tem um ciúmes exagerado de mim ... Principalmente com o meu namorado ... Ela compra demais minha atenção .. sendo q eu estudo i trabalho ... I pelo simples fato dele estudar junto comigo já é um motivo de ciúmes ... Meu namorado se sente mal ..Por tá " atrapalhando " i acaba se afastando de mim as vezes ... Ficando até bravo por ela cobra mais de mim do que ele mesmo cobra ... Eu tenho um pequeno problema de coração .. então quando isso acontece acabo passando mal ... Como sou nova o médico não acho bom toma remédio controlado .. pois acaba por vicia ... Então meu namorado tem o jeito de me acalmar me sinto em paz com ele ... Já com a minha amiga é diferente eu sinto vontade de chorar i acabo ficando pior

    Não sei oq fazer Gean .... Me ajuda PF tô ficando Loka com TD isso ... Hj brigamos por causa dela 😢

    ResponderExcluir
  10. Meu caso é o mais estranho. Desde que conheci meu atual namorado, o "melhor amigo" dele que vive se intrometendo entre nós. O cara é um mala! Os outros amigos dele não o suportam, apenas meu namorado. Esse cara já disse absurdos de mim e meu namorado acha que não deve dizer nada. Não é a primeira vez que o sujeito interfere na vida amorosa do meu namorado. Estou a ponto de terminar a relação porque não confio no meu namorado, já que ele não consegue se despojar desta bosta de amizade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Triste esse seu caso. A maturidade não chegou pra seu namorado ainda.

      Excluir
  11. Meu caso é que o amigo da minha namorada é ex dela e eu falei queb não gostei dele pq ela sofre na mão do caboco e ele fica pedindo perdao e ela aceita o perdão dele e fica amigos dnv isso quase acabou com nosso relacionamento, amigo dela falar que vai se matar ela esquecer que eu existo, se ela pedir eu tiro todas as meninas certo ai eu peço pa tirar alguns meninos ela fala que não vai tirar e fala que eu fico com ciumes besta e eu não vi direito igual

    ResponderExcluir